domingo, 14 de março de 2010

Roteiro de questões: Conferências Introdutórias sobre Psicanálise Parte III, volume XVI (1917)- O desenvolvimento da libido e das organizações sexuais

Estas questões têm o objetivo de esmiuçar o texto o máximo possível. Esperamos ter conseguido ser bem sucedidos nesta proposta. Fiquem a vontade para nos mandar a resposta para discutirmos ou perguntar dúvidas. Ficaremos felizes em respondê-las. Esperamos que este roteiro de perguntas os ajude!

1 – Comecemos definindo o que é perversão. O que pode ser definido como perversão, para Freud?

2 – Freud inicia seu texto pontuando acerca de alguns estudos dentro do campo da psicanálise que foram decisivos para sua teoria madura da sexualidade. Qual é a postura de Freud quanto ao conhecimento biológico da sexualidade? De que maneira o estudo da perversão permite Freud afirmar que sexualidade e reprodução não coincidem? Se preferir, explique utilizando a analogia do “psíquico” e do “consciente” utilizado por Freud (pp. 325-326).

3 – Leia atentamente os excertos:

“No Monte de Vênus, esqueceu honra e dever! Coisa estranha, algo assim a nós não acontecer.” (Landgraf. s/d, Trad. Por Nestroy, pp. 305).

“Uma reflexão tranqüila mostrará que um ou outro traço de perversão raramente está ausente da vida sexual das pessoas normais.” (Freud, pp.326).

“Pode-se alegar que até mesmo um beijo seria considerado um ato pervertido (...). No entanto, ninguém o rejeita [o sujeito] como pervertido; pelo contrário, é permitido” (Freud, pp. 326-327)

Estes trechos exemplificam certa postura das pessoas ditas normais com relação ao perverso. Explique esta postura, e a seguir, esboce uma crítica a ela. Depois, esboce também um pequeno texto para refletir quais são os limites da normalidade e quais são os limites da perversão para a época de Freud.

4 – Sabemos que a sexualidade infantil é perversa. Entretanto, Freud vê diferenças na sexualidade perversa adulta para a sexualidade infantil. Disserte sobre as semelhanças e diferenças da sexualidade perversa adulta, a sexualidade adulta dita normal e a sexualidade infantil.

6 – Leia atentamente este excerto:

“Como sabem, dizemos serem sexuais as atividades imprecisas e indefiníveis do início na infância, porque, no decurso da análise, chegamos a elas a partir dos sintomas, após examinarmos material indiscutivelmente sexual.” (Freud, pp. 329)

Primeiro, defina sexualidade infantil, procurando explicar, assim, porque é possível dizer que ela existe na infância. Em seguida, com base neste trecho, discorra sobre a resignificação da sexualidade infantil na sexualidade adulta, buscando explorar também o que as diferencia.

7 – Como explicar a amnésia infantil que se instaura no sujeito posteriormente ao período de latência? Aqui, apresente a diferença do recalque primário para o recalque secundário, mostrando a importância do Superego no processo.

8 – Explique a organização pré-genital anal-sádica e oral do sujeito. (Para tanto, tente incluir na resposta menções às implicações do contraste “ativo”/”passivo” para a sexualidade adulta e ao uso da genitália no período – para a organização anal-sádica – e sobre a zona erógena da boca – para a organização oral. Pontue também a ordem em que estas organizações se dão).

9 – A sexualidade infantil é regida ou não pelo princípio do prazer? Apresente seus argumentos.

10 – Sabemos que a sexualidade infantil é essencialmente narcísica, auto-erótica e, portanto, anobjetal. Como pensar o seio materno, que não deixa de ser um objeto, dentro deste contexto?

11 – Reflita e argumente sobre qual é o principal impacto que a tragédia Édipo Rei de Sófocles causa em seus espectadores. Para tanto, leia qual foi o comentário de Freud sobre este impacto, que pode ser encontrado na pp. 335.

12 – “Se o pequeno selvagem fosse abandonado a si mesmo, mantendo toda sua loucura, e juntasse ao pouco de discernimento de uma criança de berço as violentas paixões do homem de trinta anos, ele estrangularia seu pai e se deitaria com sua mãe” (Diderot, s/d, Trad. para o alemão de Goethe).

Com base na frase de Diderot, explique, muito brevemente, a dinâmica edípica de pai, mãe e filho. Explique também como esta dinâmica fica com a entrada de irmãos e irmãs.
13 – Explique brevemente o processo de escolha objetal do sujeito tendo como base o complexo de Édipo. Responda utilizando o conceito de identificação.
14 – Explique também o processo de socialização do sujeito tendo como base o complexo de Édipo. Responda utilizando os conceitos de Superego e ideal de eu.
15 – Esboce uma justificativa para a afirmação de Freud: “o complexo de Édipo pode ser justificadamente considerado como o núcleo central das neuroses” (pp.341).
Recomendamos, também, para complementar a leitura:
- o capítulo “A evolução da libido” do livro Freud: trama dos conceitos de Renato Mezan;
- o capítulo “Fantasias originárias e teorias sexuais infantis: o inconsciente do inconsciente” do livro Trauma, amor de fantasia de Franklin Goldgrub.
- Vocabulário de Psicanálise, de Laplanche & Pontalis.

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