domingo, 14 de março de 2010

Roteiro texto de apoio: Fantasias Originárias e teorias sexuais infantis - Trauma, Amor e Fantasia, de Franklin Goldgrub

Para que possamos compreender melhor as idéias que giram em torno das fantasias originárias, vamos nos voltar à idéia do que seja fantasia para a psicanálise e seus desdobramentos nos escritos de Freud.
Fantasia é um roteiro em que o indivíduo está presente e nos remete a intenção de realização de um desejo. Porém, a fantasia representa tal desejo de uma maneira deformada; deformada por processos defensivos. Ao usarmos o termo ‘fantasia’ temos, portanto, em mente a dicotomia imaginação e realidade.
Podemos detectar, mesmo implicitamente no pensamento de Freud, três níveis de fantasia:

• fantasia consciente
• fantasia inconsciente
• fantasia subliminar

As fantasias conscientes podem ser conhecidas também como sonhos diurnos. Tais fantasias correspondem a cenas, episódios, romances, ficções, enfim, conteúdos que o indivíduo constrói e conta para si mesmo no estado de vigília.
As fantasias inconscientes são aquelas ligadas ao desejo inconsciente e que estão na gênese do processo de formação de um sonho.
As fantasias que podem ser consideradas subliminares são aquelas que podem ser consideradas como um devaneio subliminar, pré-consciente, sobre o qual se pode, ou não, ter consciência.

Mas, e as fantasias originárias?
Há fantasias que levaram Freud a considerar a existência de esquemas inconscientes que transcendem a vivência individual. Como assim? Isto é, que seriam transmitidas hereditariamente! Estas são as fantasias originárias.

Freud considera que existe um patrimônio transmitido filogeneticamente. As fantasias originárias são fantasias universais, comuns a todos os indivíduos, ou seja, que não se restringem a experiências pessoais. São compostas por estruturas fantasísticas típicas.
As estruturas fantasísticas típicas são:

• vida intra-uterina
• cena originária
• sedução
• castração

Todos esses temas têm uma característica comum: todos se referem às origens dos indivíduos (imanentes a todos os seres humanos). Na cena originária, é a origem do sujeito; na fantasia de sedução, é a origem do aparecimento da sexualidade; nas fantasias de castração é a origem da diferença entre os sexos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário