terça-feira, 1 de junho de 2010

´´Uma nota sobre o Inconsciente em Psicanálise`` (Sigmund Freud, Volume XII, 1912)

- Consciente: concepção que está presente em nossa consciência e da qual nos damos conta.
- Inconsciente: conteúdos dos quais não estamos cientes, mas cuja existência Freud nos dá algumas evidências, como através da sugestão pós-hipnótica.
- Sugestão pós-hipnótica: quando o paciente é colocado em estado hipnótico e o médico pede para que ele faça algo assim que despertar. Uma vez desperto e sem lembrança alguma do estado hipnótico, ele realiza a ação ordenada pelo médico anteriormente.
- Histeria: os sintomas na histeria precedem das ideias ativas e inconscientes da mente da pessoa. O trabalho da psicanálise então será ajudar a tornar essas ideias ativas inconscientes em conscientes.
- Ideias Latentes: existem aquelas ideias que ao se tronarem fortes, tornam-se conscientes. A estas chamamos de ideias pré-conscientes.
Porém, existem aquelas que por mais fortes que fiquem, nunca serão conscientes, permanecendo inconscientes.
- Inconsciente é o termo que designa não somente as ideias latentes, mas especialmente as ideias com caráter dinâmico e que se mantém à parte da consciência. Essas ideias inconscientes se mostram através de diversas formas como: lapsos de linguagem, erros de memória e de fala, esquecimento de nomes, sonhos e etc.
- Para que um conteúdo inconsciente penetre na consciência, é necessário uma certa quantidade de esforço. Mas, a resistência está presente dificultando esse processo.
- Resistência: força que impede que as ideias inconscientes emerjam na consciência, porém ela não opera com a mesma força que as ideias pré-conscientes.
- A inconsciência é uma fase regular e inevitável nos processos que constituem nossa atividade psíquica; todo ato psíquico começa como um ato inconsciente e pode permanecer assim ou continuar a evoluir para a consciência, segundo encontra resistência ou não.
- Os sonhos são um produto psíquico. Através deles, a mente consegue fazer vinculações com tendências inconscientes presentes desde a infância, mesmo que estas tenham sido reprimidas ou excluídas da consciência. Sendo assim, com a ajuda do inconsciente, os pensamentos sofrem disfarces e uma deformação nos sonhos.
- As leis da atividade inconsciente diferem amplamente daquelas da consciência.

Preparado por Renata Siqueira da Equipe de Monitores de Psicanálise da PUC de São Paulo.

Um comentário: