domingo, 11 de abril de 2010

Roteiro de Leitura: 5 lições de Psicanálise ( Sigmund Freud, volume XI)

ROTEIRO DAS 5 LIÇÕES DE PSICANÁLISE
1ª LIÇÃO DE PSICANÁLISE
• Histeria: quadro mórbido econtrado em jovens do sexo feminino cujos órgão internos nada revelam de anormal, mas que sofrem de intensos abalos emocionais.
• Breuer - Anna O > notou estados de "absence" (ausência), em que falava palavras que pareciam surgir em seu pensamento> método hipnótico
• Em estado de hipnose, a paciente era incitada a produzir associações com as palavras que havia dito nos estados de ausência> criações psiquicas>tristes fantasias.
• Depois de relatar estas fantasias, Anna O. sentia-se bem durante algum tempo até entrar em outro estado de ausência> cura de conversação> "Limpeza de Chaminé": além do afastamento das perturbações psíquicas, os sintomas também desapareciam quando, na hipnose, a paciente recordava das causas que levaram a estes sintomas.
• Sintomas: surgiam a partir de um "trauma psíquico" (experiências emocionais) e tinham ligação com a cena traumática que o causara.
Eles surgem a partir da não externalização da emoção sentida perante uma situação. Assim, essa situação se tornará truamática.
• A doença se instala porque a emoção desenvolvida nas situações patogências não podiam ter exteriorizadas normalmente. A essência da histeria consistia na atual utilização anormal das emoções "enlatadas".
• Onde existe um sintoma, existe também uma amnésia, uma lacuna de memória, cujo preenchimento suprime as condições que conduzem á produção do sintoma.


2ª LIÇÃO DE PSICANÁLISE
• Breuer -->hipnose: "limpeza da chaminé" --> procedimento catárdico
• Freud--> utiliza da hipnose durante um tempo, mas abandona:
Nem todas as pacientes eram passíveis de hipnose. Assim, prefiriu deixa-las em estado normal de consciência e incentiva-las a falar tudo que lembravam e sabiam para ligar as cenas patogênicas e os sintomas.
Percebeu assim, que as recordações esquecidas jaziam em algum lugar, permanecendo inconscientes e mantidos por resistências.
• Recalque : A mesma força que impede as lembranças voltarem á consciência foi o que as retirou em um primeiro momento.
desejo violento X aspirações morais
Idéia X ego do doente
• O recalque das idéias (desejos) não funcionava--> Foi tirado da consciência, mas o impulso desejoso continuava a existir no inconsciente, esperando para se revelar (formação de substitutos= sintomas, enquanto substituição da idéia reprimida).

3ª LIÇÃO DE PSICANÁLISE

Freud não acreditava que uma idéia concebida pelo doente com atenção concentrada, fosse inteiramente espontânea, sem nenhuma relação com a representação mental e por ele procurada.
• Duas forças contrárias atuantes: Uma é o esforço refletido para trazer à consciência aquilo que já havia sido deslembrado pelo inconsciente e a outra era a resistência, impedindo a passagem para o consciente do elemento reprimido ou dos derivados deste.
• Resistência: quanto mais forte for a resistência, maior é a deformação relativa àquilo que se procura e, que se não fosse por ela o esquecimento se tornaria consciente sem deformação.
• Sintoma e pensamento que substitui o desejado possuem a mesma origem, sendo essa substituição artificial e temporária. Devido à natureza do sintoma, tal pensamento possui certa semelhança com o conteúdo a ser procurado.
Além do estudo relativo às divagações, a interpretação dos sonhos e o estudo dos lapsos e atos casuais servem, também, para se alcançar o inconsciente.
• A interpretação dos sonhos é o meio mais eficiente para se alcançar o inconsciente, é a base mais segura da psicanálise. É campo onde pode por si mesmo chegar a adquirir convicção própria, como maiores aperfeiçoamentos.
• O sonho:
- Na criança seria sempre a realização de desejos que o dia anterior lhe trouxe e que ela não satisfez
- No adulto tem um conteúdo ininteligível, aparentemente sem nenhuma semelhança com satisfação de desejos, no entanto estes sonhos estão distorcidos, e o processo psíquico correspondente teria originariamente uma expressão verbal muito diversa.

• conteúdo manifesto do sonho é o que se lembra do sonho pela manhã, ou seja, é a descrição do sonho.
• O sonho manifesto(recordado e descrito): é uma realização velada de desejos recalcados , logo, seriam conflitos
• Pensamentos latentes: estes existem no inconsciente.
• A elaboração onírica: meio para se estudar melhor os processos psíquicos que se passam no inconsciente, mais exatamente entre dois sistemas psíquicos distintos, consciente e inconsciente. Entre esses processos psíquicos destacam-se condensação e o deslocamento.
• A ansiedade é uma das reações do ego contra desejos reprimidos violentos, sendo perfeitamente explicável a presença dela nos sonhos
• Atos falhos são pequenas falhas( na fala, na escrita, ...) comuns aos indivíduos normais e neuróticos. É o esquecimento de coisas que os indivíduos deviam saber e que ás vezes sabem, de fato.
• Para o psicanalista não existe nada insignificante, arbitrário ou casual nas manifestações psíquicas
4ª LIÇÃO DE PSICANÁLISE
• Elemento sexual (libido) com importância nos sintomas (formação de substitutos)
• Acontecimentos determinantes no sintoma estão calcados na infância > "Só os fatos da infância explicam a sensibilidade dos traumatismos futuros e só com o descobrimento desses restos de lembranças...e com a volta deles á consciência é que adquirimos o poder de afastar os sintomas."
• Desejos reprimidos na infância dão força á formação dos sintoma.> estes desejos são tomados por sexuais --.> resistências da sociedade em relação á psicanálise.
• Sexualidade infantil: auto-erotismo> prazer no próprio corpo, sem diferenciação dos corpos masculinos e femininos (independente da função reprodutora).
• É na puberdade que o indivíduo assume um caráter sexua definitivo completamente formado > escolha de objeto externo, repelindo o auto-erotismo.
• Nem todos os impulsos parciais se sujeitam á soberania da zona genital> perversão: substituir a finalidade sexual normal pela sua própria.
• Propensão á neurose deve provir da uma perturbação do desenvolvimento sexual.
• Primitiva escolha de objeto feita pela criança: figuras cuidadoras > pais como objeto de desejo erótico dos filhos.
-filha toma como objeto o pai, desejando o lugar da mãe
-filho toma como objeto a mãe, desejando o lugar do pai
• Esta tríade, repleta de ternura e hostilidade, forma um complexo nuclear de cada neurose> este complexo está destinado á repressão, mas continua a agir no inconscinete com intensidade e persistência.
• Desejo infantil = Mito de Rei Édipo > barreira ao incesto- necessário para função social.
• "É absolutamente normal e inevitável que a criança faça dos pais o objeto da primeira escolha amorosa. Porém, a libido não permanece fixa neste primeiro objeto: posteriormente o tomará apenas como modelo."

5ª LIÇÃO DE PSICANÁLISE
• Indivíduos adoecem quando lhes falta na realidade a satisfação das necessidades sexuais através dos sintomas encontram uma satisfação substituta.
Portanto sintoma com parcela da atividade sexual.
• Resistência á cura: ego se recusa a desfazer recalque + satisfação não muda sem a certeza de um "objeto melhor".
• Cultura X Recalque > realidade insatisfatória
• Doença = fuga da realidade insatisfatória > regressão ás primeiras fases da vida sexual, onde o prazer era imediato.
• Transferência: doente consagra ao médico uma série de sentimentos afetuosos ou hostis, que provém de antigas fantasias tornadas inconscientes.
Paciente revive conteúdos inconscientes na relação com o médico e é na transferência que toma consciência do mesmo, elaborando-os
Transferência como veículo da ação terapêutica
Ocorre na relação com o médico e em toda relação humana
• O doente apresenta feridas na vida psiquica, mas receia toca-las, para não aumentar seu sofrimento.>comparação do tratamento analítico com o trabalho de um cirurgião.
• Um desejo inconsciente tem muito mais força do que quando consciente> tratamento psicanalítico coloca-se como melhor substituto da repressão fracassada, fazendo com que impulsos inconscientes tenham uma utilização conveniente quem deviam ter encontrado antes.
• Sublimação: processo pelo qual a energia dos desejos infantis não se anulam, mas ao contrário, permanecem utilizáveis, substituindo-se o alvo de algumas tendências por outros mais elevados (socialmente aceitos).



1 No texto traduzido pela editora Imago, o termo usado é Repressão, contudo, como se trata de um mecanismo inconsciente, o melhor é a utilização de Recalque.

4 comentários:

  1. Olá! Sou aluna da PUC-SP e estou cursando Psicologia. Gostei muito do blog e muitas vezes me guio por aqui para uma melhor compreensão dos textos originais de Freud. Gostaria de saber se vocês têm algum e-mail para que possa enviar minhas duvidas. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Sou acadêmica do curso de Psicologia da ULBRA Torres, RS, e gostaria de parabenizá-los pelo ótimo trabalho, que me auxiliou muito! Também gostaria de ter um contato para enviar dívidas.. Att Carolini S.

    ResponderExcluir